Spore é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.
Nesse jogo voce começa a jogar sendo apenas uma pequena celula,mas com o tempo vai se desenvolvendo,e se transformando em um ser.
Os cinco estágios de
Spore (
de Célula,
de Criatura,
Tribal,
de Civilização e
Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.
[2]
Spore é o primeiro jogo da
Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de
Os Grox.
]
Também, no
Estágio Espacial, é possível encontrar o
planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de
The Sims 3 em
Junho de
2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela
Terra no
Spore.
[3] Mas isto nunca foi realizado, não passando de rumor.
Sporepédia
Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:
- A Minha Pagina Spore pessoal;
- Os Sporecasts;
- O Catálogo Spore;
- Sua Lista de Amigos;
- As criações da Maxis;
- As suas criações e as baixadas.
Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Em apenas 10 dias de circulação no mercado, a Sporepedia já possuía 18 milhões de criações, sendo 1,8 milhões de criações por dia, aproximadamente.
[5]
Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:
- Pré-Criaturas;
- Criaturas;
- Fornecedores;
- Edifícios;
- Veículos;
- Naves Espaciais;
- Missões.
Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:
Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura, não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.
Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.
Os editores
Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.
- Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.
- Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. Com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.
- Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.
- Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).
- Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). É o último estágio, que não possui fim. É possível se aliar, criar rotas comerciais, cumprir missões(apenas com a expansão Aventuras Galácticas ou apenas ficar clicando nas estrelas.
Espero que encontrem este jogo p/download,eu nao axei mas um amigo meu me instalou e gostei mto desse jogo!espero q tbm gostem!